A Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que tem por objecto o estudo, a divulgação e a prática da psicoterapia psicanalítica, assim como o treino de psicoterapeutas que assegure um elevado nível de prestação de cuidados psicoterapêuticos.
A APPSI foi fundada em 2005 e funciona como escola de psicoterapia psicanalítica, dando corpo a perspectivas contemporâneas em psicoterapia e psicanálise, através da formação de psicoterapeutas, prestação de serviços de psicoterapia, supervisão e consultoria institucional em saúde mental e ainda de iniciativas como congressos e colóquios, sessões científicas, ciclos de cinema, entre outras.
Num momento histórico de profunda crise social e da própria psicanálise em Portugal, a APPSI tem um papel importante ao recriar-se como um lugar onde o estudo, o conhecimento e a prática psicanalítica possam fazer a diferença, quer entre psicoterapeutas, quer face às pessoas que nos procuram. A perspectiva “relacional”, ao integrar e expandir o imenso património da psicanálise “clássica”, e indo além, projecta-se para o Outro, para o encontrar e acolher, para o respeitar e confiar, para o ajudar a ser quem é e quem queira e possa vir a ser, e onde o psicoterapeuta é, também, sujeito, antes de mais, na assunção dessa enorme responsabilidade.
O estudo e o aprofundamento dos modelos e perspectivas relacionais abrem os espaços da teoria e da prática psicanalítica a novos organizadores da experiência analítica, mais abertos, flexíveis, dinâmicos e intersubjectivos. Parte da diferença faz-se em um maior envolvimento da pessoa-psicoterapeuta, com todas as exigências que isso implica ao nível do seu processo pessoal e formativo. E a diferença far-se-á, então, também, para si e para o Outro, de esperança e da experiência de uma análise melhor, de uma vida melhor, de uma sociedade melhor.
A APPSI mantém uma estreita ligação com a International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy, através da Secção Portuguesa, a IARPP Portugal, sendo um centro associado desta.