O PORTAL DA PSICOTERAPIA E DA PSICANÁLISE RELACIONAL
Ligue-se à Appsi

CICLO DE SESSÕES CIENTÍFICAS E CLÍNICAS

Ciclo de Sessões Científicas e Clínicas APPSI 2015

As sessões científicas e clínicas fazem parte da formação contínua inerente à dinâmica da APPSI constituindo um modo de divulgação e troca de informação científica, assim como de discussão de casos clínicos, permitindo um diálogo permanente e atualizado entre todos os membros da APPSI mas também em interface com elementos convidados de outras sociedades científicas congéneres, enriquecendo e divulgando o âmbito da psicanálise e psicoterapia de base relacional.

A alternância de sessões científicas com sessões clínicas constitui uma complementaridade que de algum modo espelha a importância da teoria se validar na prática clínica e vice-versa, numa dialética essencial para a consolidação da teoria e técnica analítica desenvolvida na APPSI.

Para o presente ano de 2015 a temática geral transversal a estas sessões será “A relação em Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica” uma vez que se considera o foco na relação analítica como o aspeto basilar da perspetiva relacional. Deste modo quer as sessões científicas quer as sessões clínicas dão ênfase a esta abordagem ou a áreas de interface e diálogo com outras abordagens teórico-clínicas.

A metodologia utilizada consta na sessão científica de uma exposição teórica seguida de discussão entre todos os presentes e a sessão clínica consta de uma apresentação de um caso clínico, por um membro em formação do 4º ano, com posterior comentário por um membro associado da APPSI, previamente convidado para este efeito, seguindo-se também uma discussão entre os presentes. As sessões científicas serão abertas ao público em geral e as sessões clinicas reservadas a Profissionais de Psicologia e Psiquiatria.

Neste sentido este ciclo de sessões científicas e clínicas constitui também um momento de aprendizagem entre todos e um estímulo para a presença e convívio pessoal e científico dos membros da APPSI e outros profissionais

Programa Ciclo de Conferências Clínicas e Científicas 2015

20 de Março, 21h – Sessão Científica – Palestrante Prof. Doutor Frederico Pereira: “Reflexões Inactuais” Comentário: Prof. Doutor Manuel de Matos

24 de Abril – Sessão Clinica – Apresentação de caso clínico: Dr. Gonçalo Neves: “ Olá Poltrona! Olá Gonçalo! Comentário da Drª Maria José Vidigal.

19 de Junho, 21h – Sessão Científica – Palestrante: Dr. Ernest Fainblum: “O Corpo, Conflito e Somatização na Psicoterapia Psicanalítica”; Comentário: Prof. Doutor Frederico Pereira.

25 de Setembro, 21h – Sessão Científica – Palestrante Drª Isaura Neto: “Psicopatologia Relacional” Comentário: Prof. Doutor Manuel Matos

23 de Outubro, 21h – Sessão Clinica – Apresentação de caso clínico Dr. Sérgio Silva; Comentário de Dr Fernando Silva.

13 de Novembro, 21h – Sessão Científica – Palestrante Prof. Doutor Manuel de Matos. Comentário: Prof. Doutor Frederico Pereira

 

A Comissão Organizadora Ciclo de Sessões Clínicas e Cientificas APPSI 2015

Fernando Silva

Madalena Resende

Maria de Jesus Candeias

Paulo Mota Marques

 

 

 

Sessões abertas a profissionais da área, salvo indicação em contrário.

Print Friendly, PDF & Email