O PORTAL DA PSICOTERAPIA E DA PSICANÁLISE RELACIONAL
Ligue-se à Appsi

FORMAÇÃO

FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

A Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica é uma comunidade de prática, estudo e ensino da psicoterapia psicanalítica cujas actividades assentam numa Ética da Responsabilidade Face ao Outro e numa Hermenêutica da Confiança. Estas constituem a nossa marca distintiva a partir da qual promovemos uma refundação da tradição e do ensino da Psicanálise alicerçados no Seu espírito de inovação, abertura e critica.

Ao longo das últimas décadas temos assistido a uma viragem e a uma evolução daquelas que têm vindo a ser consideradas as pedras basilares da compreensão e prática clínica. O programa de formação na APPSI dá particular relevo ao enfoque Relacional.

Estudar na APPSI, hoje, é entrar num percurso formativo intensivo, envolvente e multi-dimensional no qual se percorre a história das ideias psicanalíticas e se criam comunidades reflexivas e colaborativas entre psicoterapeutas.

A formação está estruturada em três áreas complementares: a componente curricular, a supervisão e a psicanálise ou psicoterapia pessoal.

A componente lectiva tem a duração de quatro anos. Cada ano é composto por três Seminários, sendo dois deles semanais e um quinzenal, num total de mais de 600 horas formativas ao fim dos quatro anos.

A componente de supervisão na APPSI é vista como uma das estruturas de aprendizagem experiencial mais relevantes na criação de um psicoterapeuta. É entendida como um processo de ajuda distinto mas simultaneamente relacionado quer com um processo terapêutico quer com um processo formativo. Os membros em formação realizam supervisões semanais de casos que se encontrem ao ritmo mínimo de duas sessões de psicoterapia psicanalítica por semana.

A componente da psicanálise ou psicoterapia pessoal é, a par da supervisão, um elemento indispensável na formação psicoterapeutica. Um psicoterapeuta deverá vivenciar, na sua análise pessoal, a complexidade da sua subjectividade e a forma como esta se entrecruza e recria na situação analítica com o seu analista. Na APPSI o processo terapêutico pessoal deverá decorrer a um ritmo mínimo de duas vezes por semana, recomendando-se a maior frequência possível.

O processo formativo da APPSI culmina com a apresentação e aprovação da Memória Clínica com a passagem, assim, a Membro Associado e com a aquisição de autonomia profissional.

Esperamos poder contar com a vossa candidatura para o ciclo de formação.

Contactos:

Sede da APPSI: Av. Guerra Junqueiro, 2, 2º 1000-167 Lisboa

Tel. 218493250 / E-mail: pt.appsi@gmail.com

Print Friendly