TRANSFORMAÇÕES
A Comissão de Filme e Psicanálise da APPSI propõe para o ano de 2014 um novo Ciclo de Cinema com o tema “TRANSFORMAÇÕES”.
Contrariando o actual discurso, generalizado e inoperante, de pessimismo e apatia associado às actuais “crises”, sentimos uma necessidade premente de abrir janelas que potenciem a transformação criativa.
Todos nós carregamos a possibilidade da mudança. Podemos vislumbrá-la ou não. Por vezes, estamos tão paralisados ou presos a padrões que infinitamente repetimos, que ela fica na escuridão. Sabendo que a transformação é sempre um processo mediado pelos afectos e é naturalmente intersubjectivo, isto é, ocorre no contexto de uma relação humana, perguntamos: o que é que permite um processo de transformação? E o que é que o impede?
Estendendo esta ideia a um ciclo de cinema, desafiamos o nosso público a descobrir de uma forma partilhada que transformações estão latentes em cada fita, sendo este o processo que nos permitirá ir pensando, ao longo do ano, o que é a transformação.
Assim, partindo de filmes que abordam processos de transformações vários, esperamos poder proporcionar ao nosso público, através de um verdadeiro espaço de diálogo e de debate, momentos de genuína partilha, descoberta, crescimento e transformação interna.
Na sequência da sessão de encerramento do último Ciclo de Cinema APPSI – “Good Feelings” – que abordou o tema da criatividade, abriremos este novo ciclo no dia 25/01, com a apresentação de OS CORISTAS (2004), do realizador francês Christophe Barratier. Passado num austero colégio interno da França de 1949, este filme que conta a história da relação inspiradora que se desenvolve entre Clement Mathieu, um professor de música e os seus rebeldes alunos, enche-nos de esperança. É a humanidade e a música que os liga e que lhes dá a possibilidade de redenção.
Para o dia 22/02 temos previsto a exibição do filme DOS HOMENS E DOS DEUSES (2010), realizado por Xavier Beauvois. Vencedor do Grande Prémio do Júri do festival de Cannes, narrado num ritmo lento e com uma fotografia soberba, este filme tem como pano de fundo a guerra civil da Argélia e narra a história verídica de um grupo de monges cistercienses, cada um com as suas singularidades, temores, escolhas, pesares, arrependimentos e o processo de transformação que sofrem perante o dilema moral de ficar no mosteiro para proteger a população, sofrendo os ataques dos grupos radicais ou de os abandonar.
Em 22/03 será exibido o extraordinário filme O MIÚDO DA BICICLETA (2011 – Palma de Ouro em Cannes), dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que conta a relação incondicional de Samantha com Cécil – um rapaz de 12 anos abandonado pelo pai numa casa de acolhimento – que lhe vai permitir construir progressivamente um vínculo emocional e uma estrutura identitária.
MAR ADENTRO (2004) do realizador espanhol Alejandro Amenábar, será apresentado no dia 26/04. A história real de Ramon Sampedro e do seu caminho através dos seus sonhos, desejos, relações e memórias que o conduzem numa luta durante mais de 30 anos pela eutanásia e pelo seu direito a morrer, culmina na conquista da sua autonomia.
Nos dois meses seguintes, apresentaremos dois filmes alemães, ambos passados na antiga RDA (Alemanha Oriental) e que são, na perspectiva deste nosso ciclo, antagónicos. A VIDA DOS OUTROS (2006), realizado pelo alemão Florian Henckel von Donnersmarck e que apresentaremos no dia 24/05, acompanha a gradual desilusão com um sistema impiedoso por parte do Capitão Gerd Wiesler – um oficial altamente credenciado da Stasi que tem como missão espiar a vida dos outros – que se deixa seduzir pela possibilidade de mudança para uma vida mais rica de afectos. ADEUS, LENINE (2003), dirigido por Wolfgang Becker, que será passado no dia 21/06, fala do medo da transformação no interior de um núcleo familiar, face a um mundo exterior em profunda transformação. É a história de um filho que procura preservar a sua mãe, que esteve em coma durante oito meses, do choque da implatação do sistema capitalista e da queda do muro de Berlim, aos quais não assistiu.
A tudo isto vamos poder assistir e juntos, pensando, ficar mais ricos. Apareçam!!