Seminário João dos Santos “Psicopatologia Psicanalítica”
Tema, objectivos e referências bibliográficas por aula.
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AULA Nº 1
Temas:
Perturbações pré-objectais da 1ª e 2ª infância
I Perturbações alimentares
II Problemáticas do sono
Participação dos formandos
Objectivos a evidenciar:
Identificação atempada das perturbações mais frequentes na 1ª infância, seu enquadramento nas perspectivas da relação primária nos períodos sensíveis da emergência do sujeito.
Abordagem da anorexia preciosíssima, mericismo, vómitos psicogéneos, refluxo gastro-esofágico (RGO) e sua relação com a Síndrome de Morte Súbita (SMS) dos bebés.
Estabelecer relações entre características do sono ( tipos de insónia, terrores nocturnos…) e as vicissitudes da vivência simbiótica
Pretende-se que os formandos mostrem a sua experiência clínica e a capacidade de articulação dos ensinamentos teóricos
Algumas referências:
ALVAREZ, L., GOLSE, B.(2008) La psychiatrie du bébé, Paris, Que sais je?.
CICONE, A., M. LHOPITAL, M.(2001) Naissance à la vie psychique, Paris, Dunod.
SPITZ, R. O primeiro ano de vida
TREVARTEN, C.,AITKEN, K. Intersubjectivité chez le nourrisson: recherche, théorie et application clinique, Devenir, vol. 4, 15, .309-428
FONAGY, P. (1999) La compréhension des états psychiques, interaction mère-enfant et le développement du self, Devenir, vol. 11, nº 4, 7-22
AULA Nº 2
Temas:
III Perturbações de expressão psicomotora
IV Perturbações de expressão psicossomática
Objectivos a evidenciar:
Compreensão do significado da hipotonia e do atraso psicomotor, importância do diálogo tónico,
Hiperactividade e falta de atenção (THADA), ligados à ansiedade difusa, socialização precoce, falta de objecto de suporte continuado.
Apreender a intrincarão entre vertente psíquica e vertente somática. Desde a cólica idiopática ao espasmo do soluço.
Identificar a solicitação ansiosa da mãe, angústia de morte, projectada sobre a criança, eventual erotização perversa da suspensão da respiração para mobilizar o objecto
Exposição da sua experiência clínica
Algumas referências:
GOLSE, B., ROUSSILLON, R. (….) La naissance de l’objet (Une co-construction entre le futur sujet et ses objets à venir) Paris, PUF (Cap.III-VIII)
KREISLER, L.(1987) Le nouvel enfant du désordre psychosomatique, Toulouse, Privat.
GOLSE, B. (2006), L’être bébé, Paris, PUF
AULA Nº 3
Temas:
IV O evento da linguagem
V Depressões do bebé
Objectivos a evidenciar:
Na suposta trajectória do acto ao pensamento, perspectiva-se a linguagem como acontecimento dependente dos processos intersubjectivos e de simbolizarão, capacidade de transformar as representações sensoriais em representações propriamente ditas.
Perturbações da linguagem como indicadores psicopatológicos ligados ao período pré-verbal.
O bebé como actor participante no seu próprio desenvolvimento.
Núcleo sintomático, desorganização psicomotora e psicossomática, carências afectivas, descontinuidades relacionais, imprevisibilidade do funcionamento materno, precariedade e ausência do 3º na relação e da função paterna. A questão da “tierceité”
Algumas referências:
BRIGAUDIOT, M., DANON-BOILEAU, L. (2002) La naissance du langage dans les deux premières années, Paris, PUF
GOLSE, B. (2006), L’être bébé, Paris, Puf
STOLOFF, J.C. (2007) La fonction paternelle, Paris, Editions in Pres
GRENN, A. La clinique du vide
GUEUX, , Síndroma de abandono
FERENCZI, S. (1927-1932) L’enfant dans l’adulte, Paris, Payot, 2010
AULA Nº 4
Temas:
VI Autismo
Objectivos a evidenciar:
Identificação dos sinais patognomónicos de autismo que possibilitem a prevenção atempada,
Compreender o significado da retirada relacional e da retração sobre si, articulando este funcionamento mental com as perturbações pré-objectais anteriormente estudadas.
Serão analisados os sinais de despistagem precoce segundo D. Houzel em termos de sintomatologia cumulativa.
Ver como alguns sinais dispersos noutras patologias anteriores podem ser analisados em termos de hipóteses preventivas
Algumas referências:
ALVAREZ, A. REID,S. Autismo e personalidade, trad inglês,
HOUZEL, D.,EMMANUELLI, M. MOGGIO, F.(2000), trad francês Dicionário de psicopatologia da criança e do adolescente, Lisboa, Chimpeis, 2004, 110-118
GAUTHIER,J.-M.,(1999) Le corps de l’enfant psychotique,Paris, Dunod
EIDELMAN-REHAHLA, B, “L’autisme comme impasse relationnelle” 143-160 in GAUTHIER,J.-M., Le corps de l’enfant psychotique,Paris, Dunod
RIBAS, D. (2004) Controverses sur l’autisme et témoignages, Paris, Puf.
AULA Nº 5
Temas:
Participação dos formandos
Objectivos a evidenciar:
Apresentações e discussões de casos clínicos que permitam rever matérias abordadas e prosseguir
AULA Nº 6
Temas:
Neurose infantil
Objectivos a evidenciar:
Vertente normal enquanto núcleo organizador do desenvolvimento com desaparecimento relativo da problemática edipiana, diferenciação das instâncias psíquicas elaboração da conflito e delimitação interna da realidade.
Mecanismos primitivos de defesa
Decréscimo do EU Ideal em favor do Ideal do EU, ie representação investida enquanto modelo, conflitualidade recalcamento e mecanismos de defesa daí derivados.
Organizações inter-subjectivas edipianas e resquícios das relações pré-edipianas.
Algumas referências:
FREUD, A.(1937) Le Moi et les mécanismes de defense, Paris, Puf, 1985
WINNICOT, W. (1958-1963) Processus de maturation chez l’enfant, développement affectif et environement, Paris, Payot, 1978
AULA Nº 7
Temas:
Neurose na criança
Objectivos a evidenciar:
Sintoma enquanto compromisso na tentativa de elaboração. Funcionamento psíquico na sua relação com o 3º, e enquanto patologia que compromete o acesso à latência e o acesso ao conhecimento. Perurbações relacionais na fronteira com a nosografia
Algumas referências:
MARCELLI, D.,(1999) Infância e psicopatologia, trad fr. Lisboa, Climepsi, 2005
AULA Nº 8
Temas:
Patologia da latência
Objectivos a evidenciar:
Procura-se compreender a falha da mentalização (neurose não mentalizada) hipercinésias, asmas, recrudescência do suicídio infantil, abusos sexuais/pedofilia, algumas das situações traumáticas intensas ex: alopécia (vertente agida mesmo acting out, vertente agida mesmo acting in)
Algumas referências:
ABERASTURY, A. ( ) Psicanálise da criança: teoria e técnica. Porto Alegre, Artemed, 1992
LUSTIN, J.-J. (1972) trad do fr. Clinica infantil, in BERGERET, J. et al. 1978 Psicologia patológica, Lisboa, Climepsi, 1998 245-332
AULA Nº 9
Temas:
Adolescência
Objectivos a evidenciar:
Distinção puberdade e adolescência, problemas identitários/narcísicos, particularidades dos sinais psicopatológicos na adolescência, depressão, processos psíquicos do luto e a sua sobreposição com a depressão vivida, depressão negada, semelhanças e diferenças com a patologia limite
Algumas referências:
RASSIAL, J.-J. (1990) L’adolescent et la psychanalyse, Paris, Payot, 1996
BRACONNIER, A., MARCELLI, D., (1998) trad francês, As mil faces da adolescência, Lisboa, Climepsi, 2000
COIMBRA de MATOS, A. Adolescência,
Lisboa, Climepsi, 2002, 83-231
AULA Nº 10
Temas:
Questões identitárias
Objectivos a evidenciar:
Importância da Identidade atribuída e da identificação psicodinâmica na reformulação dos processos de identificação na adolescência
Algumas referências:
CHASSEGUET-SMIRGEL, J. (1964), trad. fr. Sexualidade feminina, Porto Alegre, (1988)
FREUD, S. (1932) La feminité, Nouvelles conférences d’introduction à la psychanalyse, Paris, Folio, 151-181
STOLLER, R. (1976-1985) trad. ing. Masculinidade e feminilidade, Porto Alegre, Artes Médicas,1993
AULA Nº 11
Temas:
Participação dos formandos
Objectivos a evidenciar:
Apresentações e discussões de casos clínicos que permitam rever matérias abordadas e prosseguir
AULA Nº 12
Temas:
Construção e desenvolvimento da identidade na adolescência
Objectivos a evidenciar:
Especificam-se os diferentes passos da construção da identidade na infância e as sucessivas reformulações na puberdade e adolescência
Algumas referências:
MATOS, M (2005)“Construção e desenvolvimento da identidade na adolescência”
AULA Nº 13
Temas:
Comportamentos de risco na adolescência
Objectivos a evidenciar:
Especificam-se os diferentes passos da construção da identidade na infância e as sucessivas reformulações na puberdade e adolescência
Algumas referências:
MATOS, M (2005)“Construção e desenvolvimento da identidade na adolescência” Slides já preparados
AULA Nº 14
Temas:
Continuação do seminário anterior
Objectivos a evidenciar:
Compreensão do funcionamento mental subjacente à Tentativa de suicídio, Anorexia / bulimia; Perturbações da identidade nuclear de género, Acidentes, Risco de HIV, Adesão às seitas.
Algumas referências:
MATOS, M. (2007) Relatório da disciplina em provas de agregação. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
DUPARC, F., VASSEUR, C. (2003) Les conduites à risque au regard de la psychanalyse, Paris, Editions in Press
AULA Nº 15
Temas:
Depressão, depressividade, luto e melancolia
Objectivos a evidenciar:
Distinguir o eixo narcísico e o eixo objectal das depressões, dimensão neurótica, compreensão do fenómeno da idealização e da introjecção da agressividade/ identificação ao agressor, a ambivalência depressiva, severidade da instância Super egoica
Neurose e depressão, depressão estructura e funcionamento, o sofrimento físico e o insucesso como defesa anti-depressiva.
Algumas referências:
ABRAHAM, K. (1911-1912) Préliminaires à l’investigation et au traitement psychanalytique de la folie maniaco-dépressive et des états voisins Oeuvres completes, vol 1, Paris, Payot, 1965, 99-113
FREUD, S. (1915) Deul et mélancolie, Métapsychologie, Paris, Gallimard, 1977,
ROSOLATO, G. (1978) La relation d’inconnu, Paris, Gallimard
COIMBRA de MATOS, A. A depressão, Lisboa, Climepsi, 2001, 231-533
AULA Nº 16
Temas:
Neuroses no adulto
Objectivos a evidenciar:
Recalcamento normal e patológico, inconsciente dinâmico, articulação do funcionamento psíquico em função da 1ª e 2ª tópica, importância da sexualidade expressa na natureza dos conflitos, e na vida onírica, 2ª teoria da angústia,
Dimensão da ambivalência sua relação com a problemática edipiana e pré-edipiana, referência aos casos Freud descritos como neuroses nomeadamente o “homem dos ratos”.
Natureza da ansiedade e da depressão subjacente às diferentes formas de expressão neurótica, a neurose obsessiva enquanto fronteira com a psicose
Algumas referências:
FREUD, S. (1915) Métapsychologie, Paris, Gallimard,1977
FREUD, S. (1926) Inibição sintoma e angústia
FREUD, S. (1905-1918),Cinq psychanalyses,Paris, Puf, 1977
AULA Nº 17
Temas:
Participação dos formandos
Objectivos a evidenciar:
Apresentações e discussões de casos clínicos que permitam rever matérias abordadas e prosseguir
AULA Nº 18
Temas:
Neuroses na perspectiva de Ronald Fairbairn
Objectivos a evidenciar:
Compreender as neuroses enquanto técnicas para lidar com os factores esquizoides da personalidade, (1940) relação entre neuroses e a dificuldade em abandonar o registo da dependência objectal. A revisão da teoria das neuroses e das psicoses enquanto perturbações relacionadas com os estados de desenvolvimento relacional infantil
Algumas referências:
FAIRBAIRN, R.,(1952) Estudos psicanalíticos da personalidade, trad inglês, Lisboa, Vega s.d.
AULA Nº 19
Temas:
Psicoses na perspectiva de Freud e M. Klein
Objectivos a evidenciar:
Distinguir neurose e psicose em conformidade com o trabalho original de S.Freud (1938), o mecanismo psíquico da negação (1925) e a clivagem do Eu como processo defensivo (1938).
Mecanismos de defesa primitivos implicados no funcionamento psicótico na perspectiva de M.Klein
Algumas referências:
FREUD, S. (1894-1924) Névrose , psychose et perversion, Paris, Puf, 1974
FREUD, S. (1921-1928), Résultats, idées, problèmes, Paris, Puf, 2005, 135-140; 283-287
SEGAL, H. (1964) Introduction à l’oeuvre de Melanie Klein, Paris, Puf, 1976
AULA Nº 20
Temas:
Psicoses na perspectiva de Freud e M. Klein
Objectivos a evidenciar:
Identificar a prevalência dos mecanismos de defesa primitivos no funcionamento mental do sujeito na sua vida relacional e no contacto com a realidade.
Compreender a natureza da angústia e o seu carácter invasivo no funcionamento mental.
Avaliar a capacidade da pessoa em recorrer ao pensamento simbólico ou, ao invés, à equação simbólica, maior ou menor recurso a representabilidade e ao pensamento.
Reacção esquizoparanoide, reacção depressiva
Identificar no psicoterapeuta a dinâmica contratransferencial agressiva ou rejeitante.
Algumas referências:
BION, W. (1955), Diferenciação entre a psicótica e a personalidade não psicótica, p.69-89 in BOTT SPILLIUS, E. (1988) Mélanie Klein hoje , vol 1, Rio de Jan. Imago (1991)
ROSENFELD, H. (1971) Uma contribuição à psicopatologia dos estados psicóticos 125-146 In BOTT SPILLIUS, E. (1988) Mélanie Klein hoje , vol 1, Rio de Jan. Imago (1991)
SEARLES, H. (1959) L’effort pour rendre l’autre fou, trad do inglês, Paris, 1977, Gallimard, 201-363
AULA Nº 21
Temas:
Patologias Limite
Objectivos a evidenciar:
Vertente depressiva e vertente esquizoide nos pacientes borderline na perspectiva de L. Grinberg
Pesquizar na história relacional precoce a existência de relações abandónicas, de depressão essencial
Problemática de oscilação entre sentimentos de abandono e intrusão, inconsistência do recalcamento e das representações,
Capacidade de distinguir ou de recorrer à clivagem.
Algumas referências:
ESTELLON, V. (2010) Les états limites,
Paris, Puf
GRINBERG, L. (1997) Les affects douloureux dnas les états limite, Bulletin de la fédération européenne de psychanalyse, 49, 57-68
GREEN, A. (1990) La follie privée, Paris, Folio
REY, J.-H. (1979) Fenómenos esquizoides em pacientes fronteiriços, 208-234, in BOTT SPILLIUS, E. (1988) Mélanie Klein hoje , vol 1, Rio de Jan. Imago (1991)
AULA Nº 22
Temas:
Patologias Limite
Objectivos a evidenciar:
Distinção clara desta patologia em relação à neurose e à psicose. Clarificação do funcionamento psíquico enquanto entidade clínica
Os mecanismos de defesa da denegação, clivagem horizontal e idealização primitiva.
Dificuldades clínicas no processo psicoterapéutico levantadas pela contratransferência agressiva e da contra identificação projectiva,
Referência a S. Ferenczi comme precursor da compreensão dos estados-limite.
Instabilidade das representações e relações de objecto saltuárias
Algumas referências:
CHABERT, C.,BRUSSET, B., BRELET-FOULARD, F. (1999) Névroses et fonctionnements limites, Paris, Dunod
MATOS, M. (2007) Lição de síntese em Provas de Agregação, Aspectos teórico-clínicos das representações nas patologias limite, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
BERGERET, J. et al ( 1991) Narcisismo e estados-limite, Lisbo, Escher, s.d.
FERENCZI, S. (1933 ?) L’enfant dans l’adulte, Paris, Payot, 2006
AULA Nº 23
Temas:
Participação dos formandos
Objectivos a evidenciar:
Apresentações e discussões de casos clínicos que permitam rever matérias abordadas e prosseguir
AULA Nº 24
Temas:
Perversões
Objectivos a evidenciar:
Perversidade, perversão, relação de objecto pervertor. Importância do vínculo pela agressividade e destructividade.
Falha empática e narcísica, perversão e pedofilia articulado com trabalhos de Sandor Ferenczi
Articulação entre objecto feitiço e angústia de castração.
Defesa contra a psicose subjacente.
Ausência de “tierceité” e Super Eu lacunar,
Forclusão da imago paterna/desvalorização da pai entrave ao desenvolvimento da masculinidade.
Algumas referências:
STOLER, R. (1978) La perversion, Forme erotique de la haine, Paris, Payot, 2007
CASIMIRO, M. O seio materno Análise picológica, 1986,3, 29-37
BOUCHOUX, J.-C., (2009) Les pervers narcissiques, Paris, Eyrolles
KLEIN ,M. (1957) Inveja e gratidão e outros trabalhos, trad do inglês, Rio de Jan, Imago, 205-268
BION,W. Ataques ao elo de ligação”(1957) 95-110, n BOTT SPILLIUS, E. (1988) Mélanie Klein hoje , vol 1, Rio de Jan. Imago,1991
MELTZER, D. (1973) Os estados sexuais da mente, trad do inglês, Rio de Jan. Imago,1979
AULA Nº 25
Temas:
Transexualismo, Transvestismo, Homossexualidade
Objectivos a evidenciar:
Distinção entre homossexualidade depressiva e homossexualidade perversa, transexualismo e identidade atribuida, transvestismo e feminidade no masculino, núcleo de identidade de género, sexualidade e identidade sexuada
Algumas referências:
Stoller,R.(1968) Recherches sur l’identité sexuelle, Paris, Gallimard 1978.
CHILAND, C.(1999) L’identité sexuée
Revue française de psychanalyse, 1999, 4, 1251-1263
AULA Nº 26
Temas:
Perturbações psicossomáticas no adulto
Objectivos a evidenciar:
Distinção e funcionamento mental na psicossomática na hipocondria e na conversão histérica, pensamento operatório na perspectiva de P. Marty et al., luto e somatização, doença e auto destruição, falha na função imaginário na perspectivas de Sami Ali
Algumas referências:
BRUSSET, B. et al. Actualité de l’hypochondrie et pensée du somatique, Revue internationale de psychopathologie, 1995, 20, 503-559
ZUSMAN, W. A opção signica e o processo signica e o processo simbólico, Revista portuguesa de psicanálise, 2005, 73-91
SMADJA, C. (2008) Les modèles psychanalitiques de la psicossomatique, Paris, Puf
GREEN, A. Porquoi les pulsions de destruction ou de mort, Paris, Ithaque, 2010
AULA Nº 27
Temas:
Balanço
Objectivos a evidenciar:
Críticas e propostas