Seminário Patrick Casement “Aprendendo com o Paciente I”
< voltar para programas do curso
AULAS
AULA Nº1
• O 1º contacto
• O 1º encontro
• Angústias (do candidato; do terapeuta)
• O problema do Erro: Uma Teoria dogmática da clínica / um modelo autoritário da supervisão
• A questão do “não-saber” (saturação vs. não-saturação)
• As notas transcritas a partir da sessão
• Transferência; contratransferência; questões de precedência e a organização da matriz relacional
AULA Nº 2
Leitura de:
Texto 1 – Beyond Dogma in P. Casement: “Further Learning from the Patient”, ed. Routledge
Texto 2 – Ronald Britton: Making the private public in: Ivan Ward: “The Presentation of Case Material in Clinical Discourse”, Freud Museum Publishing
Texto 3 – Susan Budd: Ask me no questions and I’ll tell you no lies: the social organization of secrets in: Ivan Ward: “Presentation of Clinical Material in Clinical Discourse”, Museum Publishing
AULA Nº 3
• Apresentação do material clínico
– 1º Encontro
– 1ª Sessão
– Outra Sessão
– Dificuldades presentes
– Processos Contratransferenciais (iniciação)
– Dificuldades na elaboração e preparação do trabalho apresentado
Texto 4 – P. Casement: Preliminary thoughts on learning form the patient in P. Casement “On Learning from the Patient”, Routledge
Bibliografia complementar:
Kaës et al. Fantasme et formation,
Ed. Dunot
Texto 5 – P. Casement: The Internal Supervisor in P. Casement, op. cit.
AULA Nº 4
• Discussão sobre experiências de supervisão.
– Expectativas
– Idealizações
– Desidealizações
– Desilusões
• A Supervisão perversa: uma acumulação de dependências
• A conquista da pluralidade de pontos de vista
• Democracia interna na mente do Terapeuta
• Estados Fascistas da Mente
Bibliografia complementar:
– Christopher Bollas: The Fascist State of Mind, in Ch. Bollas: The Bollas Reader.
– Frederico Pereira: “Sobre os estados Fascistas da Mente” (Conferência na APPSI)
AULA Nº 5
Texto 6 – Julia Borossa: Case histories and the institutionalisation of psychoanalysis, in: Ivan Ward op. cit.
• O pensável, o dizível o “escriturável”.
Texto 7 – Lawrence Sperling: Using the Case Study in the Assessment of Trainees, in: Ivan Ward, op. cit.
• Análise de escritos clínicos pelos estudantes; discussão de dificuldades de Escrita e dos processos defensivos nela envolvidos
AULA Nº 6
Durante metade do tempo cada estudante escreverá partes possíveis de um caso clínico. Depois será apresentado o material escrito e discutido.
AULA Nº 7
Apresentação de caso e discussão clínica.
Apresentação do caso por:
Discussão por:
Participação de todo o grupo.
AULA Nº 8
• Saber e não-saber;
– A angústia da ignorância
– A força do ignorar
Texto 8 – P. Casement: Knowing and not knowing: Winnicott e Bion*
• Internal Supervision*
• Forms of Interactive Communication*
• Listening from an interactional viewpoint: a clinical presentation*
*in P. Casement, op. cit.
AULA Nº 9
Teorias implícitas na prática clínica
Apresentação de material clínico. Tentativa de apreender quais as teorias implícitas presentes no terapeuta
AULA Nº 10
• Regressando a Freud: Os Escritos Técnicos de Freud.
AULA Nº 11
Textos fundamentais sobre Interpretação, Transferência e Contratransferência.
Texto 9 – H. Racker, Classical and Present Techniques in Psycho-Analysis, in: “Transference and Countertransference” de, 3ed., Karnac (1988)
Texto 10 – H. Racker, Considerations on th Theory of Transference”, in Racker op. cit.
AULA Nº 12
• Apresentação e discussão de material clínico com particular incidência nos temas de interpretação, transferência e contratransferência.
AULA Nº 13
Texto 11 – H. Racker: Analysis of Transference through the Patient’s Relations
with the Interpretation, in: H. Racker op. cit.
• Pausa no fim de um caminho
AULA Nº 14
Retomando:
Texto 12 – H. Racker, The Transference Neurosis, in H. Racker, op. cit.
Texto 13 – H. Racker, The Meaning and Use of Countertransference, in H. Racker, op. cit.
Texto 14 – H. Racker, Psychoanalytic Techniques and the Analyst’s Unconscious Mania, in H. Racker, op. cit.
Texto 15 – H. Racker, Counterresistance and Interpretation, in H. Racker, op. cit.
AULA Nº 15
Texto 16 – P. Casement, Countertransference and Interpretation, in “Further Learning from the Patient”, P. Casement, op. cit.
Texto 17 – P. Casement, The experience of drama in the Transference”, in “Further Learning from the Patient”, P. Casement, op. cit.
AULA Nº 16
• Apresentação do material clínico
• Tentativas de identificação de teorias implícitas de processos transferenciais e contratransferenciais em articulação com o processo de supervisão.
• O “estilo” do Terapeuta
AULA Nº 17
Contenção, Holding e Procura.
Texto 18 – P. Casement, Key dynamics of containment*
Texto 19 – P. Casement, Analytic holding under pressure*
Texto 20 – P. Casement, Processes of Search and Discovery in the Therapeutic Experience*
*in: P. Casement, op. Cit.
AULA Nº 18
Exposição de casos clínicos com incidência particular na “contenção” e no “holding”
(Repensar: Winnicott: Fear of Breakdown e Fragments of an analysis – 1965)
AULA Nº 19
1 Membro Associado ou Titular apresenta e discute um caso
2 Candidatos comentam-no
AULA Nº 20
1 Membro Associado ou Titular apresenta e discute um caso
2 Candidatos comentam-no
AULA Nº 21
1 Membro Associado ou Titular apresenta e discute um caso
2 Candidatos comentam-no
AULA Nº 22
Verdade das Histórias Clínicas e Realidade que representam: interpretação, história, construção.
(Texto 21 – D. Spence, Case Reports and the Reality they represent the many faces of nachtragleichkeit, in: I. Ward, op.cit.)