O PORTAL DA PSICOTERAPIA E DA PSICANÁLISE RELACIONAL
Ligue-se à Appsi

Especialização em Psicoterapia Psicanalítica

Especialização em Psicoterapia Psicanalítica

A Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica é uma comunidade de prática, estudo e ensino da psicoterapia psicanalítica cujas actividades assentam numa Ética da Responsabilidade Face ao Outro e numa Hermenêutica da Confiança. Estas constituem a nossa marca distintiva a partir da qual promovemos uma refundação da tradição e do ensino da Psicanálise alicerçados no Seu espírito de inovação, abertura e critica.

Ao longo das últimas décadas temos assistido a uma viragem e a uma evolução daquelas que têm vindo a ser consideradas as pedras basilares da compreensão e prática clínica. O programa de formação do Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI dá particular relevo ao enfoque Relacional.

Estudar no Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI, hoje, é entrar num percurso formativo intensivo, envolvente e multi-dimensional no qual se percorre a história das ideias e das práticas psicanalíticas e se cria uma comunidade reflexiva e colaborativa entre psicoterapeutas de várias gerações.

A formação está estruturada em três áreas complementares: a componente curricular, a supervisão e a psicanálise ou psicoterapia pessoal.

A componente lectiva tem a duração de quatro anos de seminários teóricos e teórico-clínicos, em horário pós laboral.

A componente de supervisão Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI  é vista como uma das estruturas de aprendizagem experiencial mais relevantes na criação de um psicoterapeuta. Os formandos realizam supervisões semanais de casos que se encontrem ao ritmo mínimo de duas sessões de psicoterapia psicanalítica por semana.

A componente da psicanálise ou psicoterapia pessoal é, a par da supervisão, um elemento indispensável na formação psicoterapeutica. Um psicoterapeuta deverá vivenciar, na sua análise pessoal, a complexidade da sua subjectividade e a forma como esta se entrecruza e recria na situação analítica com o seu analista.

O processo formativo do Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI culmina com a apresentação e aprovação da Memória Clínica com a passagem, assim, a Membro Associado e com a aquisição de autonomia profissional.

A formação no Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI é acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – Consultar documento >

 

Esperamos poder contar com a vossa candidatura para o próximo ciclo de formação.

Especialização Avançada em Psicoterapia Psicanalítica

No dia 15 de Janeiro de 2022 abrem as candidaturas para a Especialização Avançada em Psicoterapia Psicanalítica.
O curso terá início em Setembro de 2023.
Mestrado em psicologia, medicina, filosofia, sociologia, antropologia, ciências da educação, artes liberais e disciplinas afins.
No mínimo um ano de Psicoterapia Psicanalitica pessoal.
A formação da APPSI é acreditada pela OPP e pela FEPPSI e é organizada em colaboração científica com a IARPP-Portugal.
Enviar cv e carta de apresentação para: pt.appsi@gmail.com.
As entrevistas de admissão irão decorrer no segundo semestre de 2022.

 

 

Contactos do Centro de Estudos Psicanalíticos / APPSI

E-mail: pt.appsi@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email