< voltar para programas do curso
- INTRODUÇÃO
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
I
Este Seminário, no qual se pretende iniciar os participantes à leitura da Obra de S. Freud, tem vários objectivos diferentes e complementares:
1º – Fomentar o espírito de síntese e, simultaneamente, a capacidade crítica.
2º – Fomentar a interrogação e a dúvida, evitando a atitude “obediente”, “seguidista” e “abrilhantadora” do “Mestre”, expressão de morte mental repetida.
3º – Ao fomentar a atitude crítica, o Seminário “A Obra de Freud” procurará:
a) Situar o espaço cultural e científico da época em que tal ou tal obra é pensada e depois escrita;
b) Situar a Obra na evolução interna da pessoa Sigmund Freud, os seus receios, as suas facetas neuróticas, a sua conflitualidade interna (para isso o recurso a uma boa Biografia é fundamental: P. Gay (v. bibliografia) é excelente, mas também é útil a de E. Jones (“Vida e Obra de S. Freud”), removidas as dimensões hagiográficas ou as rivalidades do autor (para com Ferenczy, por exemplo) mantém-se de grande utilidade. Didier Anzieu: “L’Auto-Analyze de Freud” (PUF) é da maior relevância.
c) Compreender a arquitectura da obra, os seus conceitos-chave e a que dificuldades clínicas e teóricas procura ela responder. Para isto, a utilização de Laplanche e Pontalis “Vocabulaire de Psychanalyse” é incontornável, independentemente do recurso a outros dicionários. A compreensão do eixo: cena traumática – teoria da sedução – proton-pseudo – fantasma – nachtraglichkeit – construção, é disso um exemplo luminoso.
d) Explicitar quais as consequências da obra, no plano teórico e no plano clínico, e que novos horizontes abre.
De uma maneira geral, pretende-se que o Seminário seja um espaço aberto, dialogante, sem seguidismos, nem embaraços, nem vergonhas. Que seja de algum modo homólogo daquilo que esperamos de um espaço terapêutico: que seja um espaço de liberdade, onde é possível errar, revelar ignorâncias “inaceitáveis”, fazer confusões “imperdoáveis”. Se aqui “ridículo” houvesse, mais seria o medo do ridículo.
O lema deste seminário (como doutros) bem poderia ser: “Se quer descobrir, não tenha medo de perder. Se quer acertar, não se amedronte com o erro.”
II
Desnecessário será dizer: este seminário não é um projecto, é um desafio.
AULA Nº 1
• Emergência da Psicanálise e da Psicoterapia
• Ambiente Cultural e Científico
• O Romantismo e o Sonho
• A Invenção da Histeria
• Schopenhauer
• Nietzsche
• A Hermenêutica e a questão da Interpretação (Schleiermacher)
[O Positivismo Austríaco: Brücke, Meynert, Helmoltz]
Conceitos e ideias fundamentais
Inconsciente
Sentido e Significação
Interpretação
[O Desejo e a Vontade]
AULA Nº 2
Cartas a Fliess e “a partir de” “Esboço de uma Psicologia”.
Conceitos e ideias fundamentais:
A Arte como fonte de saber
Édipo – [leitura paralela: Sófocles]
Hamlet – [leitura paralela: Shakespeare]
Teoria da Sedução: sedução real; fantasma de sedução
Teoria do Traumatismo
A Crise Freudiana
Angústia – auto-análise – bissexualidade – bissexualidade psíquica.
AULA Nº 3
Cartas a Fliess e “a partir de” “Esboço de uma Psicologia”.
Conceitos e ideias fundamentais
Nachträglichkeit – prova de Realidade – prova de satisfação –processo primário / processo secundário – princípio de constância – princípio de inércia – proton pseudos – Fantasma
AULA Nº 4
Texto 1 – As Psiconeuroses de Defesa (1894)
Texto 2 – Obsessões e Fobias (1895)
Texto 3 – Sobre os critérios para separar da neurastenia um sindroma particular designado por neurose de angústia (1895)
Texto 4 – Notas adicionais sobre as psiconeuroses de defesa (1896)
Texto 5 – A Sexualidade na etiologia de neuroses (1898)
Texto 6 – As recordações écran (1899)
Conceitos e Ideias Fundamentais:
Afecto – formação de compromisso – neurose – neurose de angústia – primeira teoria da angústia – psiconeurose – recalcamento – representação – sexualidade infantil – recordação écran
AULA Nº 5
(continuação)
AULA Nº 6
Interpretação de Sonhos (1900)
Texto 8 – Capítulo II
Texto 9 – Capítulo III
Texto 10 – Capítulo IV
Conceitos e Ideias Fundamentais:
Tópica
Lugar psíquico, teatro da mente.
Censura – compromisso – condensação – conteúdo manifesto / conteúdo latente – deslocamento – dramatização – elaboração secundária – figurabilidade – resto diurno – sobredeterminação – simbolismo – trabalho de análise e trabalho de sonho – elaboração
AULA Nº 7
Interpretação de Sonhos (1900)
Texto 11 – Capítulo V
Texto 12 – Capítulo VI
AULA Nº 8
Interpretação de Sonhos (1900)
Texto 13 – Capítulo VII
Revisão Geral
AULA Nº 9
• O sonho na clínica Psicoterapêutica e na clínica Psicanalítica
Painel de Convidados
Moderador: Dr. David Figueirôa
AULA Nº 10
Texto 14 – Três Ensaios sobre a Teoria Sexual (1905)
A Sexualidade na Metapsicologia e na Clínica
Amnésia – auto-erotismo – bissexualidade – escolha de objecto – complexo de Édipo – desenvolvimento psicosexual – apoio – objecto – objecto total / objecto parcial – Perversões – predisposição perversa polimorfa – PULSÃO – fases do desenvolvimento (oral, anal, fálica, genital) – Teorias sexuais infantis – zona erógena
AULA Nº 11
Texto 14 – Três Ensaios sobre a Teoria Sexual (1905)
A Sexualidade na Metapsicologia e na Clínica
Amnésia – auto-erotismo – bissexualidade – escolha de objecto – complexo de Édipo – desenvolvimento psicosexual – apoio – objecto – objecto total / objecto parcial – Perversões – predisposição perversa polimorfa – PULSÃO – fases do desenvolvimento (oral, anal, fálica, genital) – Teorias sexuais infantis – zona erógena
AULA Nº 12
Texto 15 – Fragmento de uma Análise de Histeria (Dora) 1905
Conceitos e Ideias Fundamentais
Transferência – transferência heterosexual – transferência homossexual – transferência materna – transferência paterna – Édipo – formação de Sintoma
AULA Nº 13
Texto 15 – Fragmento de uma Análise de Histeria (Dora) 1905
Conceitos e Ideias Fundamentais
Transferência – transferência heterosexual – transferência homossexual – transferência materna – transferência paterna – Édipo – formação de Sintoma
Reflexões Complementares
Texto a) “Reflections on Dora: the case of hysteria”, in G. Kohon: The British School of Psychoanalysis, ed. Free Association Books
AULA Nº 14
Texto 16 – Análise de uma Fobia de um rapaz de 5 anos (o pequeno Hans) 1909
Conceitos e Ideias Fundamentais
Angústia de Castração – curiosidade infantil – neurose da criança – fobia – Formas de Sintoma
AULA Nº 15
Texto 17 – Observações sobre um caso de Neurose obsessiva: O Homem dos Ratos (1909)
Conceitos e Ideias Fundamentais
Actos compulsivos – ambivalência – analidade – anulação retroactiva – caracter anal – conflito amor-ódio – erotismo anal – obsessões – pensamento obsessivo – omnipotência do pensamento
AULA Nº 16
Texto b) Excursus: Karl Abraham, Esboço de uma história do desenvolvimento da libido
AULA Nº 17
Texto 18 – Recordações de Infância de Leonardo da Vinci
Conceitos e Ideias Fundamentais
Homossexualidade – identificação narcísica – escolha de objecto homossexual – homossexualidade – narcisismo – sublimação
Os Erros de Freud e a “deriva ’egípcia’”
AULA Nº 18
Texto 19 – [Psicose]
Observações Psicanalíticas sobre a Autobiografia de um caso de Paranóia (Dementia Paranoides) – O Presidente Schreber (1911)
Conceitos e Ideias Fundamentais
Spaltung: Delírio como defesa contra a homossexualidade, narcisismo, estádio narcísico de desenvolvimento psicossexual – paranóia – fixação e ponto de fixação – regressão – Modelo de fixação/regressão – projecção – racionalização
Textos Complementares:
Texto c) Daniel Paul Screber: Memoires d’un Nevropathe, ed. du Seuil
Texto d) Hans Israels: Schreber pére et Fils, ed. du Seuil
AULA Nº 19
Texto 20 – Totem e Tabu (1912-1913)
Conceitos e Ideias Fundamentais
Incesto – amnésia – omnipotência – horda primitiva – o parricídio primordial – culpabilidade – Lei – Interdição – Tabu
Uma ideia “crítica”: a ideia de transmissão filogenética.
AULA Nº 20
“Totem e Tabu” | Novas reflexões
A questão da universalidade do Complexo de Édipo
Críticas da Antropologia (em particular B. Malinowski)
C. Levi-Strauss “Le totemism aujourdhui”, ed. PUF
Painel de Convidados
AULA Nº 21
Texto 21 – Para introduzir o Narcisimo (1914)
• Críticas à Teoria do Narcisismo Primário
Conceitos e Ideias Fundamentais
• As Teorias da Relação Primária, a importância central do conceito de Narcisismo para a compreensão das novas patologias.
• Escolha de objecto por apoio – escolha de objecto narcísico – o ideal do Eu – Narcisismo Primário – Narcisismo Secundário – Stase da Libido
AULA Nº 22
Texto 22 – Metapsicologia (1915-1917)
Conceitos e Ideias Fundamentais
• Entre Metapsicologia e clínica
• A necessidade de uma Metapsicologia
• Os enviesamentos pragmáticos da Psicanálise e a posição anti- metapsicológica
• Na formação: a “fuga” para a clínica
AULA Nº 23
Texto 22 – Metapsicologia (1915-1917)
Conceitos e Ideias fundamentais
Afectos – ambivalência – amor – auto-acusação – consciência – crítica, crítica do Ego – Ego – luto normal – depressão – luto patológico – ódio – identificação ao objecto perdido – identificação Narcísica – Inconsciente – incorporação – introjecção – linguagem de órgão – mania – masoquismo – melancolia (depressão) – metapsicologia – Eu – prazer – purificado – filogénese – pré-consciente – pulsão – pulsões do Eu – pulsão originária – recalcamento – regressão temporal – regressão tópica – “regeton” do inconsciente – representação – representante-representação – representação de coisa – representação da palavra – sadismo – sentimento – sentimento de culpa – simbolismo
AULA Nº 24
Texto 22 – Metapsicologia (1915-1917)
Conceitos e Ideias fundamentais
Afectos – ambivalência – amor – auto-acusação – consciência – crítica, crítica do Ego – Ego – luto normal – depressão – luto patológico – ódio – identificação ao objecto perdido – identificação Narcísica – Inconsciente – incorporação – introjecção – linguagem de órgão – mania – masoquismo – melancolia (depressão) – metapsicologia – Eu – prazer – purificado – filogénese – pré-consciente – pulsão – pulsões do Eu – pulsão originária – recalcamento – regressão temporal – regressão tópica – “regeton” do inconsciente – representação – representante-representação – representação de coisa – representação da palavra – sadismo – sentimento – sentimento de culpa – simbolismo
AULA Nº 25
Texto 23 – Luto e Melancolia (1917)
Conceitos e Ideias fundamentais
Afectos – ambivalência – amor – auto-acusação – consciência – crítica, crítica do Ego – Ego – luto normal – depressão – luto patológico – ódio – identificação ao objecto perdido – identificação Narcísica – Inconsciente – incorporação – introjecção – linguagem de órgão – mania – masoquismo – melancolia (depressão) – metapsicologia – Eu – prazer – purificado – filogénese – pré-consciente – pulsão – pulsões do Eu – pulsão originária – recalcamento – regressão temporal – regressão tópica – “rejeton” do inconsciente – representação – representante-representação – representação de coisa – representação da palavra – sadismo – sentimento – sentimento de culpa – simbolismo
AULA Nº 26
Texto 24 – O homem dos Lobos (1918)
Conceitos e Ideias fundamentais
Ambivalência – amor/ódio – nachtraglichkeit – castração – angústia de castração – erotismo anal – homossexualidade inconsciente – neurose infantil – obsessões religiosas – fobias – posição passiva feminina – cena primitiva – cenas de sedução – fantasmas originários – fim da análise – Transferência/Contratransferência
AULA Nº 27
Texto 24 – O homem dos Lobos (1918)
Bibliografia complementar:
– Ruth Mack Brunswick (1926 – 1927)
– M. Gardiner, As Recordações do homem dos Lobos*
– M. Gardiner, As minhas recordações sobre Freud, pelo homem dos Lobos*
– O que aconteceu ao homem dos Lobos*
*in : L’homme aux loups par ses analystes et par lui meme NRF/ Galimard
– Karin Obholzer, Entretiens avec l’Homme aux Loups, NRF/Galimard
AULA Nº 28
Texto 25 – Uma criança é espancada (1919)
Conceitos e Ideias fundamentais
Complexo de Édipo – perversão e masoquismo – fantasmas de fustigação – fantasmas masoquistas – fixação infantil à imago materna – heterosexualidade – homossexualidade feminina – identificação – identificação masculina da rapariga – masoquismo primário – posição feminina no homem
AULA Nº 29
Texto 26 – Para Além do Princípio de Prazer (1920)
Conceitos e Ideias fundamentais
A viragem de 1920
(Influência de Sabina Spielrein)
Pulsão de Vida – Pulsão de Morte – Compulsão de repetição – sonho traumático – jogo repetitivo (jogo da bobine) – domínio – masoquismo primário – transferência – fantasma – Traumatismo
AULA Nº 30
Texto 27 – O Ego e o Id (1923)
Conceitos e Ideias fundamentais
Id – Complexo de Édipo na sua forma completa – prova de realidade – ideal do Eu – identificação – identificação narcísica – ligação/desligação de pulsões – Eu – Eu ideal – pulsão de morte – reacção terapêutica negativa – super Eu
AULA Nº 31
Texto 28 – Inibição, Sintoma e Angústia (1925)
Conceitos e Ideias fundamentais
AULA Nº 32
Texto 29 – Novas Conferências (1933)
O Feminino
Teoria Freudiana do Feminino
Texto f) Maria Torok, “La signification de l'”envie du pénis” chez la femme“, in : J. Chasseguet-Smirgel : La Sexualité Féminine, PAYOT.
Texto g) Nancy Chodorow, “Feminism and Psychoanalytic Theory“, Yale University Press
Conceitos e Ideias fundamentais
Édipo feminino
Inveja do Pénis
Masoquismo feminino
AULA Nº 33
O FEMININO
Painel de Convidados
Moderador: Dr. Miguel Moita